Psicologia on-line funciona?

A pergunta que apresentamos neste título é apenas uma entre tantas que giram em torno da psicologia on-line. Esse tipo de terapia funciona? É seguro? Existem regras? Pretendemos esclarecer estas dúvidas até o final deste post!

O uso da internet foi potencializado em 2020 em virtude da pandemia de covid-19. Vários serviços e diferentes atendimentos on-line passaram a ser procurados com maior frequência e com a psicologia não foi diferente. 

Em primeiro lugar, é importante destacar que esta modalidade de atendimento é autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Obviamente há algumas regras específicas a serem seguidas, assim como também deve-se manter as orientações do Código de Ética do Psicólogo.

Início da psicologia on-line

A maioria das pessoas não sabe, mas a terapia on-line foi oficializada pelo CFP oito anos atrás, após um longo período de estudos e pesquisas realizadas pelo órgão regulador.

Desde o início da liberação, o profissional que optar por esta alternativa deve entrar em contato com o Conselho e, somente após receber a devida autorização pode iniciar o atendimento à distância.

Há dois anos, as normas foram atualizadas através da Resolução Nº 11/2018 do CFP, visando aprimorar a qualidade dos serviços e a segurança dos pacientes.

Como a psicologia on-line funciona?

Como já citado anteriormente, o psicólogo deve estar com seu registro profissional em dia e ter autorização do Conselho Regional de Psicologia para atender on-line.

Além disso, o profissional deve especificar quais são os recursos tecnológicos utilizados para garantir o sigilo das informações e esclarecer o cliente sobre isso; bem como sobre quaisquer outras dúvidas.

Podem ser realizados por meio on-line, consultas e atendimentos em variadas áreas da psicologia, seja para avaliação, orientação ou intervenção em processos individuais ou de grupos; além de processos de seleção pessoal, testes e avaliações psicológicas.

Dicas para quem quer fazer terapia on-line

Pela internet ou num encontro pessoal dentro do consultório, o que mais influencia a eficiência do tratamento psicológico é a abertura do paciente a este processo de transformação. Assim, nossas dicas são:

  • Busque um profissional qualificado;
  • Não exite em fazer perguntas sobre o atendimento;
  • Confie no psicólogo e siga as orientações dele.

A Clínica Psicotia tem mais de 20 psicólogos disponíveis para atendimento. Entre em contato e agende sua consulta!

Você sabia que a ansiedade é um dos transtornos emocionais mais frequentes? Clique na imagem abaixo e descubra como vencê-la em 12 passos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *