Influências psicológicas causadas por uma pandemia.

Estamos diante de uma pandemia. E assim como as demais doenças, a possibilidade de contágio viral também influencia na esfera psicológica. A falta de informação e/ou o excesso de fake news causam pânico na população que é consumida por medo e desespero.

O pânico é uma das primeiras reações psicológicas causadas pela pandemia. O medo é inato, e portanto, sentir medo é inerente ao ser humano, pois visa evitar riscos, buscando proteção e preservação de sua própria vida. Entretanto, o pânico não é algo saudável. Por via deste, a pessoa pode tomar decisões impulsivas ou paralisa-se diante da situação caótica.

Dadas as incertezas que uma pandemia gera, em relação à situação econômica/financeira, bem estar/saúde, projetos sociais e acadêmicos, ou seja, projetos de vida, manifestações sintomáticas de alguns transtornos como, o TEPT (Transtorno do Estresse Pós Traumático) e o TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) podem surgir.

O isolamento, por vezes, pode resultar em alto nível de estresse e ansiedade, causados por sentimentos de impotência, raiva, solidão, desamparo e abandono.

Nesse sentindo, o equilíbrio emocional é de extremamente importância para combater e lidar com qualquer crise, inclusive a pandemia que nos afeta no momento. Busque informações em fontes seguras sobre o COVID -19. Siga as orientações e mantenha os hábitos de higiene. E não se esqueça, o equilíbrio emocional é muito importante para lidar com a situação atual.

Keila Tamarindo
Psicóloga Clínica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *