CIRURGIA BARIÁTRICA, não decidimos por você!

Muitas vezes o Psicólogo é visto como o profissional que irá decidir sobre a realização ou não da cirurgia bariátrica.

Mas calma! A obesidade é uma doença, que desenvolve sérias comorbidades, entre elas o diabetes e hipertensão arterial. Como todas as doenças o não tratamento leva a óbito, hoje obesidade mata mais do que o câncer. Então quer dizer que o Psicólogo irá decidir sobre um processo cirúrgico que minimiza radicalmente meu quadro de obesidade grave?

O psicólogo trabalha com uma equipe multidisciplinar, formada por nutricionistas, cirurgião, psiquiatra, endocrinologista, fisioterapeuta, enfermeiros e paciente, todos juntos por um único objetivo, melhorar a saúde do paciente.

E o nosso papel é construir junto com o paciente um vínculo terapêutico que o prepare para as fortes mudanças que estão por vir.Quando falamos de mudanças, muitas vezes pensamos que essa mudança é o emagrecimento – aparência, mas não, a mudança vai extremamente além disso, nosso corpo é uma máquina, para essa máquina se transformar, toda uma engrenagem muda, podemos chamar de engrenagem as questões fisiológicas e psicológicas.

Uma vez que o vínculo terapêutico entre paciente, família do paciente e psicólogo é estabelecido, fica mais fácil lidar com tudo que pode dar certo e principalmente com tudo que pode acontecer fora do esperado. Por isso dizemos tanto sobre a importância do processo terapêutico pré cirúrgico e pós cirúrgico.

A decisão é tomada junta, o objetivo é proporcionar melhores condições de saúde para os nossos pacientes, por isso, alguns processos pré cirúrgicos duram poucas semanas, e outros meses. Cada paciente tem o seu tempo e como o nome diz, é necessário paciência e respeito consigo mesmo, entendendo que cada um de nós tem um tempo para se preparar para as mudanças.

Espero que gostem e compartilhem o texto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *